Dicas para comprar dólar na hora certa

Primeiramente, comprar dólar é importante tanto para viajar para o exterior quanto para investir. Desde já, quem pensa em comprar dólar deve saber que precisará prestar muita atenção em função das diversas variações do valor. Às vezes, é possível acompanhar as razões que culminam com essas mudanças e se preparar para evitar esses altos e baixos.

Certamente, se torna um pouco mais complexo identificar o momento certo para realizar o negócio. Por acaso, você já está passando por essa situação e precisa comprar dólar agora? Então, confira a seguir algumas orientações para entender qual é a hora para adquirir essa moeda estrangeiro e no que é preciso tomar cuidado.

Por que vale a pena comprar dólar?

Comprar Dólar
Photo by Alexander Mils on Unsplash

Comprar dólar é a alternativa mais viável quando se pensa em zelar seus negócios a longo prazo. Ou seja, a aquisição dessa moeda compensa significativamente para aqueles que sabem que terão gastos em moeda internacional. Essa atitude servirá como proteção contra essas variações constantes de preço. Outro fator que faz com que comprar dólar seja interessante é a diversificação de investimento.

Onde comprar dólar?

Atualmente, comprar dólar ficou muito mais simples e com mais opções de locais para realizar esse câmbio. Normalmente, as casas de câmbio promovem esse serviço em todo o Brasil, bem como as instituições financeiras. Contudo, o consumidor também pode comprar pela “internet” com a entrega prevista para a sua própria residência.

A compra pela internet está virando muito mais comum, já que diversas plataformas simplificaram o processo e já permitem que os interessados façam essa compra com pouquíssimos cliques. Além disso, a entrega pode ser realizada em dinheiro vivo ou cartões.

Entretanto, você não pode descartar a possibilidade de comprar dólar no país de origem. Conforme o local pretendido, o valor pode estar ligeiramente melhor. Mas, se lembre que pode ser um pouco mais complicado encontrar os lugares apropriados para realizar essa troca, sobretudo, a troca em reais.

Dicas para comprar dólar

Agora que você já sabe onde comprar dólar, que tal conferir algumas sugestões para deixar esse processo mais ágil e vantajoso? Vamos lá!

Planejamento

Simplesmente, um bom planejamento apropriado faz toda a diferença para essas operações. Afinal, a melhor época para comprar dólar é quando se possui dinheiro guardado para essa ação. Deixando para a última hora, pode se correr o risco de não conseguir a quantia necessária, tanto pela cotação ter subido ou por não ter guardado a quantidade desejada.

Comprar gradativamente

Os especialistas aconselham a comprar dólar gradualmente, para que o seu orçamento não seja comprometido. Essa é uma ótima técnica, porque permite que a operação aconteça em uma média de valor, escapando de elevações inesperadas. Portanto, o ideal é que você reparta a compra no decorrer de meses.

Histórico

Ao comprar dólar, o passado também pode ser um aliado. Ao avaliar o histórico das cotações a partir das épocas, dá para notar que em, certos períodos do mês e/ou ano, o valor se torna mais alto ou mais baixo. Tire proveito dessas oportunidades para gastar menos.

Noticiário

Acompanhar o noticiário nacional e internacional é essencial para descobrir o melhor momento de adquirir a moeda estrangeira. A variável pode acontecer devido a novidades em áreas como economia ou política. Portanto, algumas notícias podem levar o valor a subir ou cair de uma hora para a outra.

Ao longo de sua observação, não se concentra unicamente no Brasil, já que o acontece no exterior é relevante. Entre os assuntos que podem influenciar o valor da moeda, estão as eleições, votações de leis econômicas, declarações de autoridades, mudanças nas taxas de juros e novas normas econômicas.

Pesquisas nas casas de câmbio

Até mesmo na hora de comprar dólar, procurar fazer as suas pesquisas, pesquisar no Site do Banco Central. Porque essas empresas podem praticar valores diferentes. Geralmente, a distinção entre as agências vai além da cotação, pois muitas fornecem serviços diferenciados, cobrando taxas adicionais, como a entrega na residência do cliente.

Cuidado com os impostos

Ao comprar dólar em espécie ou em cartão, é necessário arcar com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essa taxa muda conforme a categoria da operação. Por exemplo:

O dinheiro em espécie conta com um IOF de 1,1% em cima do valor total adquirida;

No cartão de débito, o IOF é de 6,38% em cima do valor total colocado no cartão.

Em relação ao cartão de crédito, a taxa gira em torno de 6,38 referente a quantia da compra realizada em dólar.

Boa sorte em suas compras

Por fim, com tantas informações e diversas variáveis para considerar, pode até parecer complicado definir uma hora favorável para comprar dólar. No entanto, uma programação devidamente planejada e com um pouco de paciência, se torna tranquilamente possível conseguir o valor estipulado por um valor satisfatório. Por último, o consumidor precisa apenas estar atento ao mercado e não deixar tudo para a última hora!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.